Em 2026, o filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, desponta como a principal aposta do Brasil para o Oscar. A lista de indicados será divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na quinta-feira, 22 de janeiro, às 10h30 (horário de Brasília). “O Agente Secreto” foi escolhido para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional, com Wagner Moura em destaque como um forte candidato a Melhor Ator.
A divulgação dos indicados ocorrerá no canal oficial da Academia no YouTube, permitindo que os fãs do cinema acompanhem ao vivo.
Historicamente, 16 filmes brasileiros ou coproduzidos pelo país já conquistaram um lugar na lista de indicados ao Oscar. Dentre eles, sete são produções 100% brasileiras e oito são coproduzidos com outros países, incluindo Estados Unidos, França e Itália. Recentemente, “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, fez história ao receber o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
O Brasil já teve outros momentos marcantes no Oscar, como “Cidade de Deus” (2002), que recebeu quatro indicações, e “Central do Brasil” (1998), que, em coprodução com a França, rendeu a Fernanda Montenegro uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz.
Entre os sete filmes inteiramente brasileiros lembrados nas diversas categorias do Oscar, apenas quatro concorreram à categoria de Melhor Filme Estrangeiro: “O Pagador de Promessas” (1962), “O Quatrilho” (1995), “O que é Isso Companheiro?” (1997) e “Ainda Estou Aqui” (2024). No entanto, os prêmios conquistados pelo cinema brasileiro no Oscar são poucos. Por exemplo, William Hurt, um ator norte-americano, venceu como Melhor Ator pelo filme “O Beijo da Mulher-Aranha”. Jorge Drexler, compositor uruguaio, ganhou o prêmio de Melhor Canção Original por “Diários de Motocicleta”, e James Ivory levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado por “Me Chame Pelo Seu Nome”.
A seleção de “O Agente Secreto” como representante do Brasil para o Oscar 2026 reflete a crescente visibilidade do cinema nacional no cenário internacional. O filme recentemente foi premiado em duas categorias no Globo de Ouro, sendo reconhecido como Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Wagner Moura como Melhor Ator em Filme de Drama. Além disso, o longa também conquistou o Critics Choice Awards 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional.
