O Festival de Cinema Francês no país, que anteriormente era chamado de Festival Varilux, começa nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, e se estenderá até o dia 10 de dezembro em mais de 50 cidades. O evento traz uma programação abrangente, com 20 longas-metragens inéditos, incluindo filmes premiados em festivais como Cannes e Veneza. Uma das atrações será a homenagem ao ator e cineasta Pierre Richard, que terá cinco de seus filmes marcantes exibidos durante o festival.
No Rio de Janeiro, o festival contará com a presença de diretores e atores renomados, como a atriz Isabelle Huppert. Huppert apresentará seu novo filme, “A mulher mais rica do mundo”, seguido de um debate com o público no Cine Odeon. Além disso, será realizada uma exposição gratuita de filmes em realidade virtual em locais como o Estação NET Rio e o Cinesystem Belas Artes Botafogo, equipada com tecnologia de ponta, como cadeiras giratórias e óculos de VR.
Com uma proposta de diversidade, a seleção deste ano inclui novos trabalhos de diretores já conhecidos, como François Ozon, com “O estrangeiro”, filme inspirado na obra de Albert Camus, e os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne com “Jovens mães”. A programação também apresenta comédias, dramas e histórias que podem ressoar tanto com o público brasileiro quanto com o francês, buscando equilibrar temas sérios e momentos de leveza.
Dentre os filmes em destaque, “Vizinhos bárbaros” traz a atriz Julie Delpy em uma comédia dramática, enquanto “Mãos à obra”, de Valérie Donzelli, venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2025. Outros longas notáveis incluem “O segredo da chef” de Amélie Bonnin, que foi o filme de abertura do Festival de Cannes 2025, e “Os bastidores do amor”, de Victor Rodenbach.
O festival também terá três pré-estreias, que ocorrerão na véspera da abertura oficial, com sessões especiais seguidas de debates com os diretores. Entre os convidados, Bastien Bouillon, protagonista de “O segredo da chef”, e Jean-Claude Barny, diretor de “Fanon”, também participarão de bate-papos ao longo do evento.
Pierre Richard, um ícone do humor francês, será um dos homenageados, apresentando o filme “Sonho, logo existo”, que marca seu retorno à direção após quase 30 anos. O festival destaca Richard não apenas por seu novo filme, mas também por sua celebrada carreira no cinema.
As exibições de filmes em realidade virtual ocorrerão diariamente, das 10h às 21h, e a participação é gratuita. O público poderá conferir cinco curtas-metragens inovadores que exploram diferentes narrativas e tecnologias audiovisuais.
Em resumo, o Festival de Cinema Francês promete ser uma experiência enriquecedora, celebrando a cultura cinematográfica da França e criando um espaço de interação e troca de ideias entre cineastas e o público.