domingo, 30 de novembro de 2025
Notícias de última hora

Festival de Cinema Francês do Brasil apresenta 20 filmes inéditos

Equipe de Redação
Equipe de Redação EM 26 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 11:08
Festival de Cinema Francês do Brasil apresenta 20 filmes inéditos
Festival de Cinema Francês do Brasil apresenta 20 filmes inéditos

Festival de Cinema Francês chega ao Brasil com 20 longas em exibição

O Festival de Cinema Francês inicia sua 16ª edição no dia 27 de novembro e segue até 10 de dezembro, trazendo uma seleção de 20 longas-metragens que foram destaques em festivais renomados como Cannes e Veneza. Este evento, que é o único de grande porte dedicado ao cinema francês no Brasil e acontece em diversas cidades, já atraiu mais de dois milhões de espectadores desde sua criação.

Os filmes apresentam uma variedade de histórias e gêneros, com temas ricos e personagens inspiradores. Entre as produções destacadas estão obras de diretores renomados, como “O Estrangeiro” de François Ozon e “Jovens Mães” dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. Também estão na programação títulos de cineastas reconhecidos, como “Vizinhos Bárbaros” de Julie Delpy e “Mãos à Obra” de Valérie Donzelli, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2025. O festival ainda conta com filmes da nova geração, como “O Segredo da Chef” de Amélie Bonnin, que teve a honra de abrir o Festival de Cannes de 2025, e “Os Bastidores do Amor” de Victor Rodenbach.

Entre os destaques de atuação, Isabelle Huppert, que será a convidada de honra, brilha em “A Mulher Mais Rica do Mundo”. Outros grandes nomes do cinema francês como Omar Sy e Vanessa Paradis star em “Fora de Controle”, enquanto Bastien Bouillon é visto em “Mãos à Obra” e “O Segredo da Chef”. Pio Marmaï aparece em “O Apego” e Roschdy Zem pode ser visto em “13 Dias, 13 Noites” e “Eu, Que Te Amei”. O ator Pierre Richard, que acaba de ser homenageado no Festival de Cannes, também apresenta seu filme “Sonho, Logo Existo”, no qual atuou e dirigiu, além de participar de uma retrospectiva de sua carreira com mais quatro de seus filmes.

Os diretores e curadores do festival, Christian e Emmanuelle Boudier, comentam sobre a importância do evento no atual contexto global, marcado por crises políticas e conflitos. Eles esperam que os filmes selecionados possam estimular reflexões e debates. Emmanuelle ressalta que o festival busca promover trocas culturais e fomentar uma sociedade democrática por meio da experiência cinematográfica.

Mostra de Realidade Virtual em São Paulo

Além da programação tradicional de filmes, o festival também promove uma mostra gratuita de filmes em realidade virtual na capital paulista. Serão exibidas cinco obras em 360 graus, apresentadas em cadeiras giratórias com óculos de realidade virtual. A curadoria está a cargo de Michel Reilhac, fundador da Venice VR. As sessões ocorrerão no Espaço Cultural de Realidade Virtual, localizado no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista.

O festival promete ser uma ótima oportunidade para os amantes do cinema apreciem o melhor do cinema francês contemporâneo e clássico.

Equipe de Redação
Equipe de Redação

Receba conteúdos e promoções