Festival de Cinema Francês chega ao Brasil com 20 longas em exibição
O Festival de Cinema Francês inicia sua 16ª edição no dia 27 de novembro e segue até 10 de dezembro, trazendo uma seleção de 20 longas-metragens que foram destaques em festivais renomados como Cannes e Veneza. Este evento, que é o único de grande porte dedicado ao cinema francês no Brasil e acontece em diversas cidades, já atraiu mais de dois milhões de espectadores desde sua criação.
Os filmes apresentam uma variedade de histórias e gêneros, com temas ricos e personagens inspiradores. Entre as produções destacadas estão obras de diretores renomados, como “O Estrangeiro” de François Ozon e “Jovens Mães” dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. Também estão na programação títulos de cineastas reconhecidos, como “Vizinhos Bárbaros” de Julie Delpy e “Mãos à Obra” de Valérie Donzelli, que ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2025. O festival ainda conta com filmes da nova geração, como “O Segredo da Chef” de Amélie Bonnin, que teve a honra de abrir o Festival de Cannes de 2025, e “Os Bastidores do Amor” de Victor Rodenbach.
Entre os destaques de atuação, Isabelle Huppert, que será a convidada de honra, brilha em “A Mulher Mais Rica do Mundo”. Outros grandes nomes do cinema francês como Omar Sy e Vanessa Paradis star em “Fora de Controle”, enquanto Bastien Bouillon é visto em “Mãos à Obra” e “O Segredo da Chef”. Pio Marmaï aparece em “O Apego” e Roschdy Zem pode ser visto em “13 Dias, 13 Noites” e “Eu, Que Te Amei”. O ator Pierre Richard, que acaba de ser homenageado no Festival de Cannes, também apresenta seu filme “Sonho, Logo Existo”, no qual atuou e dirigiu, além de participar de uma retrospectiva de sua carreira com mais quatro de seus filmes.
Os diretores e curadores do festival, Christian e Emmanuelle Boudier, comentam sobre a importância do evento no atual contexto global, marcado por crises políticas e conflitos. Eles esperam que os filmes selecionados possam estimular reflexões e debates. Emmanuelle ressalta que o festival busca promover trocas culturais e fomentar uma sociedade democrática por meio da experiência cinematográfica.
Mostra de Realidade Virtual em São Paulo
Além da programação tradicional de filmes, o festival também promove uma mostra gratuita de filmes em realidade virtual na capital paulista. Serão exibidas cinco obras em 360 graus, apresentadas em cadeiras giratórias com óculos de realidade virtual. A curadoria está a cargo de Michel Reilhac, fundador da Venice VR. As sessões ocorrerão no Espaço Cultural de Realidade Virtual, localizado no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista.
O festival promete ser uma ótima oportunidade para os amantes do cinema apreciem o melhor do cinema francês contemporâneo e clássico.