Filme brasileiro premiado se transforma em quadrinhos
O aclamado filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, dirigido por Daniel Ribeiro, será adaptado para uma graphic novel. A publicação, que traz arte do ilustrador baiano Bruno Freire e roteiro do próprio Ribeiro, será lançada pelo selo Seguinte, do Grupo Companhia das Letras, em maio de 2026. A nova versão promete ter mais de 200 páginas, permitindo uma exploração mais rica do universo dos personagens e da narrativa.
Sinopse da história
A história original acompanha Leonardo, um adolescente cego que busca sua independência e o seu primeiro amor, Gabriel. O filme aborda questões importantes como identidade, inclusão e sexualidade de forma sensível e natural. Sua repercussão foi significativa, conquistando o prêmio Teddy de Melhor Filme com temática LGBTQIA+ no Festival de Berlim e o Prêmio Fipresci, concedido pela crítica internacional.
Ampliação da narrativa
Bruno Freire, que é um admirador do filme e tem um forte compromisso com a representatividade LGBTQIA+, recebeu liberdade para adaptar a obra, permitindo que traga suas próprias referências pessoais ao projeto. Ele poderá modificar o ritmo e a diagramação da graphic novel, enriquecendo ainda mais a narrativa.
O lançamento dos quadrinhos marca uma comemoração de dez anos desde a estreia do longa, respondendo ao desejo dos fãs por uma continuação, mas sem a necessidade de reescalar os atores originais, Ghilherme Lobo e Fabio Audi, que estão agora mais velhos. Além disso, Freire estará presente na CCXP 2025, onde mostrará detalhes sobre a produção no Artists’ Alley.