Stellan Skarsgård Compartilha o Lado Familiar de sua Dinastia Artística
O ator sueco Stellan Skarsgård, de 74 anos, conhecido por seus papéis marcantes no cinema, revelou em recente entrevista que sempre teve um único medo ao ter filhos: que eles fossem pessoas entediantes. Para a felicidade dele, esse não foi o caso. Com uma família de “circo”, como ele mesmo brinca, Stellan é pai de oito filhos, sendo sete homens e uma mulher, a maioria deles dedicados às artes, principalmente ao cinema. Apenas um deles resolveu seguir uma trajetória diferente e se formou em medicina.
Com o intuito de equilibrar sua carreira repleta de viagens e a paternidade, Skarsgård estabeleceu uma regra: passar no máximo quatro meses fora de casa, em Estocolmo. No entanto, no novo filme “Valor Sentimental” (Affeksjonsverdi), que estreia nos cinemas na quinta-feira, 25, um de seus filhos, Gustaf, de 40 anos, conhecido pela série “Vikings”, fez comparações entre o pai ausente que ele interpreta na produção e a relação real que tem com Stellan.
No filme dirigido pelo norueguês Joachim Trier, Stellan vive Gustav Borg, um cineasta que busca recuperar seu destaque ao fazer um filme sobre seus traumas de infância. O enredo também aborda a tentativa do personagem de se reconectar com suas duas filhas, Nora e Agnes, enquanto elas lidam com o luto pela morte da mãe. Para esse reencontro, ele decide filmar na casa onde elas cresceram, e convida Nora, que é atriz de teatro, para o papel principal. No entanto, ela recusa, e o papel vai para a atriz de Hollywood Elle Fanning.
O tema da vocação versus a vida familiar é bastante recorrente e toca na vida pessoal de Stellan. “Meus filhos vão ter que me perdoar, pois eu dei o meu melhor”, diz ele, refletindo sobre seu início na atuação, ainda na adolescência. O clã Skarsgård é respeitado no meio artístico, com muitos créditos em produções famosas. O filho mais velho, Alexander, de 49 anos, estrela séries renomadas como “Succession” e “Big Little Lies” e atualmente está em campanha para o Oscar com o filme “Pillion”. Se ganhar, pode competir com o pai, que é cotado para o prêmio de ator coadjuvante por “Valor Sentimental”.
Os Skarsgård se destacam também por sua diversidade de talentos. Gustaf, por sua vez, ficou famoso como Floki em “Vikings”, enquanto Bill, de 35 anos, é conhecido por interpretar o palhaço Pennywise na franquia “It: A Coisa”. O restante da família inclui Eija, de 33 anos, que é ex-modelo e diretora de casting, e os atores Valter, de 30 anos, Ossian, de 16 anos, e Kolbjörn, de 13 anos. Stellan se diverte com o termo “nepo daddy”, referindo-se a si mesmo como pai de filhos famosos, uma inversão da expressão que define filhos de celebridades.
Embora seja comum que filhos de artistas sigam a mesma carreira, a família Skarsgård é uma das poucas a ter um conjunto tão notável sem desavenças. Comparações podem ser feitas com a família do renomado diretor Francis Ford Coppola, onde Sofia é uma diretora de sucesso e Roman um produtor famoso, demonstrando que o talento para as artes pode ser um legado familiar.
Contudo, Stellan ressalta que, apesar de conexões no meio artístico facilitarem o caminho, o sucesso depende do talento. Por exemplo, a atriz Fernanda Torres mostra que o talento pode brilhar independente do nome famoso que carrega, assim como as filhas de Meryl Streep, que tentam conquistar seus espaços no cinema sob a sombra do grande talento da mãe.
Alexander Skarsgård também teve seus desafios. Ele começou a atuar ainda criança, mas enfrentou dificuldades na adolescência, abandonando a carreira temporariamente para servir o Exército e recomeçar a vida nos Estados Unidos.
A história dos Skarsgård, assim como de outras famílias do cinema, destaca o equilíbrio entre tradição e individualidade na busca pelo sucesso.