Atualizações sobre a Categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional do Oscar
A categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional já apresenta suas principais indicações para os próximos prêmios, com uma seleção que trouxe algumas surpresas. A distribuidora Neon conseguiu um feito inédito ao garantir cinco vagas entre os 15 filmes indicados. Um dos destaques da lista é o filme suíço “Late Shift”, que superou “The Shadow of My Father”, da Grã-Bretanha, mesmo com o ator desse filme, Ṣọpẹ Dìrísù, tendo vencido recentemente um Prêmio Gotham.
Um aspecto notável na seleção deste ano é a presença significativa de mulheres na direção; sete dos 15 longas-metragens internacionais indicados foram dirigidos por cineastas femininas. Isso demonstra um avanço na representação feminina em uma categoria historicamente dominada por homens.
Embora as indicações estejam alinhadas com as previsões, o sucesso de “Late Shift” foi uma revelação, enquanto “My Father’s Shadow” obteve sua vaga esperada. Essas dinâmicas mostram como a recepção da crítica e o desempenho em festivais nem sempre garantem reconhecimento pela Academia, que é conhecida por sua imprevisibilidade.
A distribuição de cinco filmes pela Neon, que inclui títulos como “Agente Secreto”, “Sirât”, “Foi Apenas um Acidente”, “Valor Sentimental” e “Sem Escolha”, sinaliza uma competição acirrada no cenário internacional. O filme tunisiano “The Voice” também tenta uma vaga após ter sido indicado ao Globo de Ouro.
Além disso, grandes nomes do streaming, como Netflix e Amazon-MGM Studios, estão na briga com seus filmes “Lefty” e “Beren”, respectivamente. A participação da Watermelon Films, com produções da Jordânia e da Palestina, destaca a crescente visibilidade dos filmes do Oriente Médio no espectro global.
Para este ano, a categoria Longa-Metragem Internacional recebeu 86 inscrições de diversas partes do mundo. A Academia define esse prêmio como aqueles filmes com mais de 40 minutos, produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos predominantemente em língua não inglesa.
Os membros da Academia, incluindo todos os ramos, têm a oportunidade de votar nas indicações preliminares, mas precisam cumprir requisitos específicos de visualização. Apenas aqueles que assistirem a todos os 15 filmes selecionados podem participar da votação. No final, cinco filmes serão escolhidos para a votação final.
As nomeações finais serão definidas nas próximas semanas. A votação do Oscar ocorrerá entre os dias 12 e 16 de janeiro, com os resultados sendo divulgados em 22 de janeiro.