O Vaticano se prepara para o segundo Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho. O evento, próximo à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, reunirá cardeais de todo o mundo para discutir temas sobre a atualidade da Igreja e do mundo.
Os trabalhos serão divididos em quatro sessões, seguindo uma metodologia “sinodal” que inclui orações, momentos de silêncio, reflexões pessoais e discussões em grupo. Os cardeais foram divididos em 20 grupos e receberam a orientação de manter “confidencialidade” sobre o que for discutido, para preservar um clima de diálogo fraterno.
A primeira sessão, na manhã do dia 26, terá como ponto de partida a pergunta: “Em que mundo somos chamados a anunciar o Evangelho?”. O cardeal Grzegorz Ryś, arcebispo metropolitano de Cracóvia, fará uma meditação bíblica sobre o tema. Em seguida, os grupos discutirão questões como os sofrimentos e tensões que afetam os povos e as comunidades eclesiais.
Na tarde do mesmo dia, a segunda sessão abordará “A cultura do poder e a civilização do amor”, com introdução do cardeal Víctor Manuel Fernández, baseada no capítulo V da encíclica do Papa Leão XIII, “Magnifica humanitas”.
No sábado, 27 de junho, a terceira sessão terá como tema “Construir no bem: os canteiros do nosso tempo”, apresentado pelo cardeal Stephen Brislin. A quarta e última sessão, na parte da tarde, será dedicada ao tema “O caminho de implementação do Sínodo”, com introdução do cardeal Mario Grech.
A programação inclui missas na Basílica de São Pedro, sendo a primeira presidida pelo Papa na sexta-feira e a do sábado presidida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re. Não está prevista a presença da imprensa durante os trabalhos, e os cardeais foram orientados a não prestar declarações à imprensa durante o Consistório.
