domingo, 04 de janeiro de 2026
Notícias de última hora

Filmes brasileiros, incluindo O agente secreto, seguem para o Oscar

Equipe de Redação
Equipe de Redação EM 20 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 20:43
Filmes brasileiros, incluindo O agente secreto, seguem para o Oscar
Filmes brasileiros, incluindo O agente secreto, seguem para o Oscar

Três filmes brasileiros avançaram na seleção para o Oscar 2026, destacando-se em importantes categorias. “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, está na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional. Enquanto isso, “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, foi escolhido entre os 15 concorrentes para Melhor Documentário de Longa-Metragem. Já “Amarela”, de André Hayato Saito, segue na corrida na categoria de Curta-Metragem de Live Action.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou, no dia 16 de outubro, as listas com os finalistas de 12 categorias para a 98ª edição do Oscar, que acontece em 15 de março de 2026. Além das categorias mencionadas, outros brasileiros também estão concorrendo em Melhor Direção de Elenco, com Kleber Mendonça Filho, e em Cinematografia, com Adolpho Veloso, que trabalhou no filme “Train Dreams”.

Os 15 filmes pré-selecionados para Melhor Filme Internacional foram escolhidos entre produções de 86 países. O próximo passo será a votação dos membros da Academia, que ocorrerá entre 12 e 16 de janeiro de 2026. Nessa fase, eles assistirão a todos os filmes selecionados.

A lista completa dos indicados ao Oscar será revelada em 22 de janeiro de 2026. Os brasileiros estão entre os concorrentes em diversas categorias, que incluem:

– Curta-metragem de animação
– Casting
– Cinematografia
– Documentário
– Documentário Curta-Metragem
– Melhor Filme Internacional
– Curta-Metragem Live Action
– Maquiagem e Penteado
– Música (Trilha Sonora Original)
– Música (Canção Original)
– Som
– Efeitos Visuais

O filme “O Agente Secreto”, que estreou no Brasil em 6 de novembro, narra a história de Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de subversão, que se muda de São Paulo para Recife em 1977 em busca de escapar da vigilância governamental. Ao chegar à nova cidade, ele começa a perceber que pode estar sendo espionado por seus vizinhos. O ator Wagner Moura é o protagonista da produção.

Até o momento, “O Agente Secreto” já conquistou vários prêmios em festivais internacionais, incluindo:

– Melhor Ator e Melhor Direção no Festival de Cannes
– Melhor Filme Internacional no Festival de Cinema de Jerusalém
– Vários prêmios no Festival de Cinema de Lima, como Melhor Filme e Prêmios do Júri
– Abrazo d’Honneur no Festival Biarritz Amérique Latine
– Golden Eye Award no Festival de Cinema de Zurique
– Melhor Ator no Festival Internacional de Cinema de Chicago, entre outros.

Esses resultados destacam não apenas a qualidade do filme, mas também a relevância do cinema brasileiro no cenário internacional.

Equipe de Redação
Equipe de Redação

Receba conteúdos e promoções