Três filmes brasileiros avançaram na seleção para as indicações ao Oscar 2026. O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido como um dos concorrentes na categoria de Melhor Filme Internacional. Já “Apocalipse nos Trópicos”, da diretora Petra Costa, está entre os 15 selecionados para Melhor Documentário de Longa-Metragem. Por sua vez, o curta “Amarela”, de André Hayato Saito, continua na disputa na categoria de Curta-Metragem em Live Action.
Na terça-feira, 16 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou as listas de finalistas em 12 categorias para a 98ª edição do Oscar, que será realizada no dia 15 de março de 2026.
Além das categorias mencionadas, brasileiros também estão competindo em Melhor Direção de Elenco, com Kleber Mendonça Filho por seu trabalho em “O Agente Secreto”, e na categoria de Cinematografia, com Adolpho Veloso no filme “Train Dreams” (Sonhos de Trem).
As 12 categorias anunciadas incluem:
– Curta-metragem de animação
– Direção de Elenco (Casting)
– Cinematografia
– Documentário
– Documentário Curta-Metragem
– Melhor Filme Internacional
– Curta-Metragem Live Action
– Maquiagem e Penteado
– Música (Trilha Sonora Original)
– Música (Canção Original)
– Som
– Efeitos Visuais
Para a categoria de Melhor Filme Internacional, “O Agente Secreto” foi selecionado entre 15 candidatos, escolhidos de um total que inclui filmes de 86 países ou regiões elegíveis. Os membros da Academia irão votar entre 12 e 16 de janeiro de 2026 para definir os indicados oficiais. Durante esse período, eles terão a tarefa de assistir a todos os 15 filmes pré-selecionados.
A lista completa dos nomeados será revelada no dia 22 de janeiro.
### Candidatos na Categoria de Melhor Filme Internacional
Os 15 filmes selecionados são:
– Argentina: “Belén”
– Brasil: “O Agente Secreto”
– França: “Foi apenas um acidente”
– Alemanha: “Som de Cair”
– Índia: “Homebound”
– Iraque: “O Bolo do Presidente”
– Japão: “Kokuho”
– Jordânia: “Tudo o que resta de você”
– Noruega: “Valor sentimental”
– Palestina: “Palestina 36”
– Coreia do Sul: “Nenhuma outra escolha”
– Espanha: “Sirât”
– Suíça: “Turno Tardio”
– Taiwan: “Menina de Esquerda”
– Tunísia: “A Voz de Hind Rajab”
“O Agente Secreto” estreou no Brasil no dia 6 de novembro e conta a história de Marcelo, um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife em 1977, fugindo de acusações de subversão do governo. Chegando na nova cidade, ele começa a suspeitar que está sendo espionado por seus vizinhos. O elenco principal é estrelado pelo ator Wagner Moura.
### Prêmios de “O Agente Secreto” até o momento
O filme já conquistou diversos prêmios em festivais internacionais, incluindo:
– Festival de Cannes: Melhor Ator e Melhor Direção
– Festival de Cinema de Jerusalém: Melhor Filme Internacional
– Festival de Cinema de Lima: Melhor Filme, Prêmio do Júri da Crítica Internacional e Melhor Filme na Competição Latino-Americana de Ficção
– Outros prêmios em festivais de Biarritz, Zurique, Hamburgo, Chicago, Virgínia, Gáldar e Estocolmo, além de reconhecimentos em premiações como New York Film Critics Circle Awards e Los Angeles Film Critics Association Awards.
A trajetória de “O Agente Secreto” e o reconhecimento internacional dos filmes brasileiros refletem a crescente força do cinema nacional no cenário global.