Filmes e Séries Novas»Insights»As loucuras de Bielsa: espionagem e granada

As loucuras de Bielsa: espionagem e granada

Conhecido por seu temperamento explosivo e decisões inusitadas, o técnico Marcelo Bielsa, do Uruguai, construiu uma trajetória marcada por episódios que vão além do futebol. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comanda a seleção uruguaia contra a Espanha em jogo decisivo pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo.

Antes de ser técnico, Bielsa foi zagueiro de clubes como Newell’s Old Boys, Instituto e Argentino de Rosário, na Argentina. Ele se aposentou como jogador no início dos anos 1980. Como treinador, seu primeiro clube foi o Newell’s Old Boys, onde começou a construir sua fama de excêntrico.

Um dos episódios mais marcantes aconteceu no início dos anos 1990, quando comandava o Newell’s. Após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores furiosos cercaram sua casa. Bielsa apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. A ameaça funcionou. Naquele campeonato, o Newell’s chegou à final, perdendo o título para o São Paulo.

No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa ordenou que seus jogadores passassem três horas recolhendo lixo e limpando o centro de treinamento. O objetivo era fazer os atletas experimentarem o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso para os jogos.

Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário. Bielsa assumiu a responsabilidade em uma entrevista coletiva e admitiu que espionava todos os rivais da competição. O clube foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.

Em outra ocasião, durante uma partida contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. O motivo foi que o Leeds havia marcado enquanto um jogador do Villa estava caído no gramado. O empate custou caro e acabou com as chances de acesso do Leeds naquela temporada. Apesar disso, Bielsa conseguiu levar o clube de volta à Premier League em 2020, após 16 anos de ausência.

No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no centro de treinamento. A discussão quase terminou em agressão física. No dia seguinte, o técnico disse em entrevista que havia apresentado uma denúncia contra si mesmo na polícia.

Em 2012, após perder para o modesto Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa apareceu no centro de treinamento do adversário com uma caixa de papelão. Dentro dela, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube. A mensagem era que ele havia estudado o Eibar e não o desrespeitado.

Em 2016, Bielsa foi anunciado como treinador da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o descumprimento de uma promessa de contratação de reforços pela diretoria do clube.

Sobre o autor: Equipe de Redação

Conteúdos e matérias jornalísticas desenvolvidos, ou traduzidos e ajustados, pela equipe de Filmes e Séries Novas.

Ver todos os posts →